Container

Tema

Charqueada São João - Ver no mapa

Endereço: Estrada da Costa, 750 - Areal - Pelotas - RS - CEP 96.085-100

Telefone: (53) 3015-1810 - Celular: (53) 41410-220 -

Nome da Cidade, 15 de Dezembro de 2017

História, cultura e lazer em um só lugar!

Mala Direta

Busca

Identifique-se

Painel de Controle

Notícias

Novo projeto da ONG Anjos e Querubins é gravado na Charqueada São João

Publicado 05/02/2014 13:40

A ONG Anjos e Querubins foi criada pelo Ben Hur Flores, em agosto de 2003, num dos bairros mais violentos de Pelotas, o Bairro Getúlio Vargas. A proposta era tirar das ruas crianças e adolescentes e dar a eles atividade cultural, envolvendo os jovens com a música, teatro e dança. Desde então, são referência em Pelotas com seus projetos de arte.

Na Segunda-feira, 27 de janeiro, a ONG visitou a Charqueada São João e deu inicio ao seu novo projeto de 2014. A idéia é gravar suas performances em pontos turísticos que remetem à cidade, e além da Charqueada, foram atrás de outros belos cenários, como o trapiche do Laranjal, o Parque da Baronesa, o Centro Histórico e a Zona Rural, afim de registrar um pouquinho de Pelotas em seu novo DVD.

O projeto mereceu a capa do jornal Diário Popular, no dia 05 de Fevereiro. Confira o trecho da reportagem, que relata a esperiência do grupo aqui, na Charqueada:

"A gurizada desembarca do Expresso Quindim e, imediatamente, retorna ao século 19. Estão nas terras de Antônio José Gonçalves Chaves, dono da Charqueada inaugurada em 1810, às margens do arroio Pelotas. Mais recentemente, um dos cenários ao filme O Tempo e O Vento, adaptado da obra de Erico Verissimo.

Ali, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da atividade que fazia do solo pelotense um dos locais de maior sofrimento aos escravos no Brasil, com uma jornada de aproximadamente 16 horas de trabalho por dia. Uma rotina que levava muitos deles à morte antes mesmo de completarem 30 anos de idade. E foi também ali em um dos pátios internos da casa, ligada diretamente à história dos negros, que os integrantes da Anjos e Querubins imprimiram ritmo à dança afro interpretada pela jovem Joice Siqueira, 23. “Tô há seis anos na ONG, que faz um grande bem, ao tirar a gurizada da rua”, diz a trabalhadora de Serviços Gerais, referência a outras adolescentes, passistas do grupo.

A pequena Ingrid Vasconcellos, de oito anos, revela o que mais gostou das tantas curiosidades contadas por Eva Farias Vaz, ao conduzir os estudantes pela antiga charqueada, hoje direcionada ao turismo. “O que eu achei mais legal foi a passagem secreta do armário”, contou, ao se referir a um dos pontos estratégicos, caso a família do charqueador tivesse de fugir em uma eventual rebelião dos escravos.

Mas foi ao pé da figueira de cerca de 500 anos, que os artistas silenciaram. Deram as mãos e mentalizaram embaixo da copa de 40 metros de diâmetro. O que pediram? Ninguém revela. É o que dita a tradição a quem se aproxima da robusta raiz para lançar agradecimentos e sonhos. “Muita gente já voltou até aqui para agradecer”, afirma Eva. Que o 2014, então, coloque muitos palcos sob os pés dessa meninada."

A Charqueada São João orgulha-se de fazer parte desse projeto tão bonito, pois reconhecemos a dedicação, a determinação, e o trabalho feito com amor da ONG Anjos e Querubins. 

 

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

banner-produtos 311x185

Galeria de Fotos

Publicidades
Plataforma Portais Eletrônicos